Quem é Tia Ju

Mulher inspiradora pelo conjunto de sua obra, Jucelia Freitas é de família de classe média, da cidade de Conceição do Jacuípe, no interior da Bahia. Sua personalidade inquieta a levou, desde a adolescência, ainda na Bahia, a militar em prol dos desvalidos. É o tipo de mulher que tem a capacidade de transformar a realidade de muitas pessoas com iniciativas originais, que podem ser replicadas em todo lugar.

Voluntariamente, Jucelia Freitas começou a trabalhar cedo em comunidades carentes, ministrando aulas de reforço escolar e desenvolvendo oficinas e atividades recreativas com crianças e adolescentes.

Sempre empenhada em mudar situações desfavoráveis, Jucelia Freitas desenvolveu trabalhos nestas comunidades, em parceria com as associações de bairro. Também era sua missão coordenar, orientar e encaminhar famílias — especificamente, mulheres e mães — às instituições de direito, para ter assistência social e jurídica e solucionar problemas de crianças e adolescentes, menores infratores e/ou dependentes químicos.

Graças a essa intrepidez, em 2002, foi reconhecida com o consagrado Prêmio Mulher Destaque. Concedido pela Revista CIT, o prêmio evidencia personalidades do cenário socioeconômico, político e cultural da Cidade de Salvador. Em 2003 — acompanhando seu marido —, Jucelia Freitas mudou-se para o Rio de Janeiro e continuou transformando a realidade das pessoas.

Na Cidade Maravilhosa, atua como supervisora de equipes, trabalhando em conjunto na criação e desenvolvimento de projetos pedagógicos infantojuvenis, ligados à educação e à formação de valores.

Esses são projetos que utilizam diversos meios — jornais, revistas, rádio, TV, internet e outros — para motivar e engajar pessoas. Um grande exemplo disso é a Campanha Juntos contra o Bullying, da qual, desde o início em junho de 2011, Jucelia é uma das coordenadoras nacionais. A campanha auxilia crianças, adolescentes e jovens a combaterem o bullying através de atividades socioculturais de música, dança, esportes, teatro e outras. O movimento já é reconhecido nacionalmente, e conta com o apoio de políticos de diversas legendas, além de celebridades. 

Jucelia atua, também, como Coordenadora Nacional da EBI, administrando toda a infraestrutura da Educação Bíblica Infantojuvenil brasileira.

Em 1º de março de 2012, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu a Jucelia Freitas a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, honraria oferecida a personalidades femininas que se destacam em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais em nível nacional, estadual ou municipal.

O Estado do Rio de Janeiro conta com o empenho desta gigante na luta pelas crianças e adolescentes — apesar dos seus 1,65 m — e, graças ao seu espírito de liderança, toda a equipe fluminense — bem como as dos demais Estados brasileiros — reconhece nesta mulher uma das grandes militantes em prol dos direitos dos nossos futuros cidadãos. Jucelia Oliveira Freitas é pedagoga, com docência em Educação Infantil. Possui bacharelado em Gestão Escolar e pós-graduação em Publish Management [Gestão Editorial] pela Fundação Getúlio Vargas.